segunda-feira, 18 de setembro de 2017

OPERAÇÃO PARANÁ: EXÉRCITO REALIZA EXERCÍCIO INÉDITO


Exercício combinado inédito entre os exércitos do Brasil e do Paraguai visa ampliar o intercâmbio entre os dois países 

Entre os dias 18 e 22 de setembro, o Exército Brasileiro, por meio da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, promoverá um Exercício Combinado com o Exército do Paraguai. A atividade ocorrerá no oeste do Paraná, nos municípios de Diamante do Sul, Nova Laranjeiras e Guaraniaçu. 

Trata-se de exercício inédito, realizado com tropas dos dois países em território brasileiro, com o objetivo principal de ampliar o intercâmbio e a amizade entre as duas nações e entre seus exércitos. Durante a operação, haverá planejamentos do Estado-Maior de um Batalhão de Infantaria Mecanizado (Força Combinada Paraná), integrado por oficiais de ambos os países; e execução de operações ofensivas por uma Companhia de Fuzileiros Mecanizada, composta por dois pelotões brasileiros e um pelotão paraguaio. 

Marcando o início da atividade, no dia 18 de setembro, ocorrerá formatura de apronto operacional com a tropa empenhada no exercício, além da apresentação de materiais, de armamentos e das Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Média Sobre Rodas (VBTP-MSR) GUARANI. O coroamento será no dia 22 de setembro, quando acontecerá uma demonstração de ataque coordenado da Força Combinada Paraná. 

A atividade contará com as seguintes autoridades: Comandante Militar do Sul, General de Exército Edson Leal Pujol; Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Paulo Humberto Cesar de Oliveira; Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão Lourival Carvalho Silva; 2º Subchefe do Comando de Operações Terrestres, General de Divisão Altair José Polsin; 1º Subchefe do Comando de Operações Terrestres, General de Divisão José Eduardo Pereira; Comandante do I Corpo de Exército do Paraguai, General de Divisão Gustavo Adolfo Meaurio Benitez; Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul, General de Brigada Carlos José Russo Assumpção Penteado; Comandante da 5ª Região Militar, General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva; Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, General de Brigada Marcos de Sá Affonso da Costa; e Comandante da 3ª Divisão de Infantaria do Paraguai, General de Brigada César Augusto Moreno Landaira. Além dos oficiais-generais, estarão presentes oficiais observadores do Exército do Uruguai e oficiais-alunos da Escola de Comando e Estado-Maior e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército do Paraguai. 

Contatos:
Outras informações sobre a Operação Paraná podem ser obtidas Seção de Comunicação Social da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, pelo telefone (45) 3225-1022 (ramal 451), ou pelo e-mail infantariamecanizada@gmail.com.

Nenhum comentário: