quarta-feira, 30 de julho de 2008

NOSSO COMENTÁRIO SOBRE A SÉRIE DE REPORTAGENS "A CIDADE NA MEMÓRIA" DA TV CABO BRANCO

DATA: 29/07/2008
CAROS AMIGOS,
CREIO QUE POSSO CHAMÁ-LOS ASSIM, POIS SOMOS DA PARAÍBA, AMAMOS A CIDADE DE JOÃO PESSOA. ESTA CIDADE AINDA NOS PERMITE COISAS QUE SÃO TÍPICAS DAS CIDADES DO INTERIOR, COMO RECONHECER ALGUÉM NAS RUAS E DIZER, POR EXEMPLO: CONHECE ESTA MENINA? É EDILANE ARAÚJO, CONTINUA MUITO BONITA E COMPETENTE NO QUE FAZ. ELA É AMIGA DE RUTH QUE TRABALHAVA NA PBTUR COM MARIA HELENA QUE ATUALMENTE TRABALHA EM OUTRA EMISSORA, MAS CONTINUAM ESBANJANDO A MESMA SIMPATIA E COMPETÊNCIA DE SEMPRE. POIS É, ASSIM É JOÃO PESSOA.
SOU NATURAL DA CIDADE DE CABEDELO E ME ORGULHO DISSO, MAS COM CERTEZA, NÃO PODER DIZER DE PEITO ABERTO QUE SOU DA CIDADE DE JOÃO PESSOA É PARA MIM UMA GRANDE FRUSTRAÇÃO E OLHA QUE JÁ SÃO 40 ANOS DA MAIS PURA FRUSTRAÇÃO. É UM AMOR QUE POSSO CLASSIFICAR COMO INDESCRITÍVEL. MAS SOU PARAIBANO E ME RESGUARDO O "DIREITO" DE RESPONDER QUANDO ME PERGUNTAM DE ONDE SOU: SOU DA CIDADE DE JOÃO PESSOA. E O BOM É SENTIR QUE ISTO DESPERTA NOS DEMAIS UMA PONTINHA DE INVEJA, "INVEJA BRANCA" MAS É INVEJA.
DESSA CIDADE CONHEÇO CADA RECANTO. DO GRUPO ESCOLAR MUNICIPAL CASTRO ALVES À UFPB, DO BAIRRO DOS NOVAIS AO BESSA, DO ESPAÇO CULTURAL JOSÉ LINS DO RÊGO Á ESTAÇÃO CABO BRANCO, DA IGREJA DE SÃO JOSÉ E DA FESTA DAS HORTÊNCIAS À BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES COM A FESTA DO MESMO NOME, DA PRAIA DE GRAMAME À PRAIA DO BESSA. ACOMPANHO A TRANSFORMAÇÃO CONSTANTE E ACELERADA PELA QUAL PASSA NOSSA CIDADE, MUITAS VEZES ATÉ COM MEDO. MEDO DE VÊ-LA TRANSFORMAR-SE EM UMA CIDADE COMO AS DEMAIS, MAS ACHO QUE NOSSO POVO NÃO DEIXARÁ ISTO ACONTECER. LEMBRO DO JORNAL "O MOMENTO" SEMPRE COM ASSUNTOS RELACIONADOS AO NOSSO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E LEMBRO TAMBÉM DOS PROGRAMAS DE RÁDIO DE ENOCH PELÁGIO E SÉRGIO DE ANDRADE ATÉ AS TRANSMISSÕES FEITAS POR "GENTE NOSSA" DOS JOGOS PAN-AMERICANOS DO RIO E DAS TRANSMISSÕES DOS PROGRAMAS PELA INTERNET. TAMBÉM OBSERVO A QUASE DECADÊNCIA TOTAL DE ALGUNS PROGRAMAS LOCAIS DAS NOSSAS EMISSORAS DE TELEVISÃO. DA SALA DE AULA DO LYCEU PARAIBANO VIA OS ANDAIMES QUE FIZERAM EMERGIR A TORRE DE CONCRETO DA TV CABO BRANCO, "EITA" ORGULHO DANADO.
PARA FINALIZAR, GOSTARIA DE PARABENIZAR TODOS POR MAIS ESTA INICIATIVA, REALMENTE UM PRESENTE PARA NÓS QUE CARREGAMOS ESTA CIDADE NO CORAÇÃO E NA MEMÓRIA.
ADELMO DE MEDEIROS