quinta-feira, 14 de julho de 2016

Saiba como chegar nos Jogos | Cidade Olímpica

FALTA POUCO: O CONJUNTO MODERNO DA PAMPULHA PODERÁ SER DECLARADO PATRIMÔNIO MUNDIAL PELA UNESCO

De 10 a 20 de julho estará ocorrendo em Instambul, na Turquia a 40ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO. O Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte / Minas Gerais, está perto de ser Patrimônio Mundial e o título pode ser decidido entre os dias 15 e 17 deste mês.

O Conjunto Moderno foi concebido com o objetivo de criar uma obra de arte total, integrando as peças artísticas aos edifícios e estes à paisagem, e conta com as quatro primeiras obras assinadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, projetadas na década de 1940. O conjunto possui também jardins planejados pelo paisagista Roberto Burle Marx, painéis com azulejos do pintor Candido Portinari e esculturas de artistas renomados como Alfredo Ceschiatti e José Alves Pedrosa.

Formado por uma paisagem que agrega quatro edifícios articulados em torno do espelho d’água de um lago urbano artificial, o Conjunto Moderno da Pampulha é integrado pela Igreja de São Francisco de Assis, o Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), a Casa do Baile (Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte) e o Iate Golfe Clube (Iate Tênis Clube), todos bens construídos entre 1942 e 1943.A reunião pode ser acompanhada ao vivo:
Mais informações: http://portal.iphan.gov.br/