quarta-feira, 17 de setembro de 2014

PASTORAL DO TURISMO DO SETOR DE MOBILIDADE HUMANA DA CNBB ENTREGA CARTA AO MINISTRO DO TURISMO



Com o tema “Turismo, caminho de evangelização”, a Pastoral do Turismo, que integra o Setor Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reuniu, entre os dias 11 e 13 de setembro, 40 representantes de dioceses de todo o Brasil, com os objetivos de refletir sobre o caminho de evangelização realizado pela Pastoral e motivar cada diocese a ter sua própria estrutura de atuação nos meios turísticos.

O evento teve a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lages, que recebeu a carta dos participantes com os desafios e propostas do setor. Lages prometeu atender à solicitação sobre a representatividade da Pastoral do Turismo junto às reuniões da pasta referente ao assunto do turismo. Comprometeu-se, ainda, a estabelecer uma parceria para a elaboração de projetos sociais voltados ao desenvolvimento do turismo nacional.

O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, esteve presente no encontro e falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pela Pastoral. Já o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, apresentou uma visão geral da Pastoral à luz dos documentos da Igreja.

Compromissos

O Arcebispo de Maringá e referencial da Pastoral do Turismo, Dom Anuar Battisti, destacou que, entre as propostas surgidas durante o encontro, foi decidida a criação de uma coordenação nacional da pastoral composta por cinco membros, que se reunirão em novembro para dar seguimento aos projetos. “A constituição dessa comissão foi um dos principais pontos do encontro, que em breve terá seguimento”, explica o Arcebispo.

Os participantes enviaram uma carta às dioceses do Brasil, na qual sugerem a estruturação da Pastoral do Turismo, integrando-a na Pastoral Orgânica, por meio das seguintes ações: "elencar os lugares onde atraem mais turistas ou peregrinos; formar agentes para organizar essa pastoral; promover a acolhida dos turistas; reunir as pessoas que trabalham no turismo; apresentar a visão cristã do turismo; promover ações de apoio às vítimas do turismo denunciando aos órgãos competentes a violação de direitos, especialmente o turismo sexual e o tráfico humano; buscar parcerias com órgãos públicos e entidades envolvidas no desenvolvimento do turismo; criar parcerias com órgãos públicos para promoção do turismo ético; acompanhar os trabalhadores do turismo, pois necessitam de assistência social e religiosa; lutar contra o turismo predatório, respeitando a natureza; preparar material de divulgação das celebrações das comunidades, disponibilizando-o aos turistas (em hotéis e lugares de turismo) e aos meios de comunicação".

Programação

O evento foi marcado, ainda, pela exposição de análise de conjuntura do turismo no Brasil, por colocações do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) sobre a Pastoral na América-Latina, e pelo debate sobre os últimos acontecimentos no país desde a realização da Copa do Mundo de futebol, durante a qual a Pastoral participou com ações nas doze cidades sede dos jogos.

A afirmação dos compromissos assumidos durante o I Congresso de Pastorais da Mobilidade Humana foi outro aspecto abordado no encontro. No Congresso, realizado em maio, no Panamá, os agentes das pastorais do Migrante e Refugiados, do Turismo, dos Itinerantes e do Apostolado do Mar buscaram fortalecer a defesa e a promoção da vida, os direitos e a dignidade dos envolvidos em situações de mobilidade.

Dados

O número de turistas no mundo superou a marca de um bilhão de pessoas em 2012, com um aumento de 4% em relação ao ano anterior, apesar do contexto global de instabilidade econômica. De acordo com a Organização Mundial de Turismo, é esperado que nos próximos anos o número de turistas continue aumentando anualmente entre 3,8 a 4%, significando 40 a 45 milhões de turistas a cada ano.
 Fonte: CNBB