quarta-feira, 25 de março de 2009

NOTA DA REGIONAL NORDESTE 2 DA CNBB

NOTA EM DEFESA DA VIDA

NÓS, BISPOS DA IGREJA CATÓLICA, COORDENADORES E COORDENADORAS DE PASTORAL, REUNIDOS NA SEDE DA CNBB DO REGIONAL NE 2, NA CIDADE DO RECIFE, TOMAMOS CONHECIMENTO DO CASO DE UMA MENINA DE NOVE ANOS DA CIDADE DE ALAGOINHA-PE, GRÁVIDA DE GÊMEOS, RESULTADO DO ESTUPRO PRATICADO PELO PADRASTO E DA INTERRUPÇÃO DA GRAVIDEZ. DIANTE DO FATO E DA SUA REPERCUSSÃO, SENTIMO-NOS LEVADOS A FAZER UMA BREVE REFLEXÃO:

1. A IGREJA, HISTORICAMENTE, SEMPRE SE COLOCOU A FAVOR DA VIDA, DESDE A SUA CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO ATÉ O SEU DECLÍNIO NATURAL, ILUMINADA PELA PALAVRA DE JESUS: “EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA E A TENHAM PLENAMENTE” (JO 10,10).

2. ESSE PRINCÍPIO NORTEOU A PRÁTICA DA IGREJA NO BRASIL, TAMBÉM NA ÉPOCA DO REGIME MILITAR, INSTAURADO EM 1964, QUANDO SE COLOCOU A FAVOR DA VIDA E DA DIGNIDADE DAS PESSOAS, DEFENDENDO OS DIREITOS HUMANOS DOS PERSEGUIDOS, TORTURADOS E REFUGIADOS POLÍTICOS.

3. A CAMPANHA DA FRATERNIDADE QUE, A CADA ANO, PROMOVE A VIDA E DEFENDE A DIGNIDADE DAS PESSOAS, COLOCA-SE CONTRA TODO TIPO DE VIOLÊNCIA, EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA, PARA CONSTRUIR UMA SOCIEDADE BASEADA NA “CIVILIZAÇÃO DO AMOR”.

4. HOJE, CRESCE A CONSCIÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS, QUE NÃO ADMITE NENHUM TIPO DE VIOLÊNCIA, TANTO MAIS, ENVOLVENDO A CRIANÇA E A MULHER. NO CASO ESPECÍFICO, REPUDIAMOS O ESTUPRO E O ABUSO SEXUAL SOFRIDOS PELA CRIANÇA.

5. VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE PLURALISTA ONDE O ESTADO SE ESTRUTURA E SE REGE POR UMA LEGISLAÇÃO, REFLETINDO A CULTURA DOMINANTE, QUE NEM SEMPRE RESPEITA OS PRINCÍPIOS ÉTICOS E NATURAIS. NEM SEMPRE SE PODE IDENTIFICAR O QUE ESTÁ AMPARADO POR LEIS, COM PRINCÍPIOS ÉTICOS E VALORES MORAIS. PARA NÓS, SEMPRE TERÁ PRECEDÊNCIA O MANDAMENTO DO SENHOR: “NÃO MATARÁS”!

PORTANTO, DIANTE DA COMPLEXIDADE DO CASO, LAMENTAMOS QUE NÃO TENHA SIDO ENFRENTADO COM A SERENIDADE, TRANQÜILIDADE E O TEMPO NECESSÁRIO QUE A SITUAÇÃO EXIGIA. ALÉM DISSO, NÃO CONCORDAMOS COM O DESFECHO FINAL DE ELIMINAR A VIDA DE SERES HUMANOS INDEFESOS.

CABE A NÓS EXTERNAR PUBLICAMENTE AS NOSSAS CONVICÇÕES EM DEFESA DA VIDA QUE É SEMPRE UM DOM DE DEUS.

RECIFE, 05 DE MARÇO DE 2009.

Nenhum comentário: